Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

terça-feira, 30 de novembro de 2010

El Flamenco és, ante todo, un baile de fuerza y sentimientos...


Eso lo aprendi cuando, por mi primera vez en Jerez de la Frontera, en un bar, hablando con mi maestra María Bermúdez, me decía: “Marina, el Flamenco tiene embrujo, tiene duende.”
Yo, curiosa que soy, fui corriendo buscar el sentido de las palabras...
Del Pequeño Larousse Español:

Embrujo – embrujamiento = hechizo, atractivo o encanto misterioso.
Duende = encanto misterioso e inefable. Tener uno duende = tener atractivo, encanto, arte, etc.

Me puso a pensar, y más que eso, a observar y cada vez estudiar y pesquisar más, hasta comprender lo que sería el tal duende de que me decían. Vi que algunos artistas flamencos poseen duende, outro no, o, a veces, el duende no había tocado a uno en aquel día. Asi se diferencia un buen artista flamenco: por el duende.

El Flamenco provoca un sentimiento que no se explica, pero se siente en el más fondo del alma. Cuando se ve a alguien bailando, tocando o cantando, con duende, se siente algo adentro que no se puede descrever. El Flamenco tira a uno, se quiere tocar, probar y, una vez que se lo prueba, ya estás embrujado.



En este arte, los valores y sentimientos del hombre, como el dolor, la alegria, el amor, la soledad, el orgullo por la tierra, etc. son cantados y expresados por un intérprete de manera tal y con tamaña fuerza que luego reconocemos adentro de nosotros los mismos sentimientos. ¿Hay alguien que nunca ha sufrido por amor, que no haya perdido para siempre la persona más querida o que a veces no se siente solo y desamparado? ¡Esto aprendemos con los gitanos!
Bailar Flamenco és hacer un viaje adentro de nosotros y transformar los sentimientos ya conocidos en arte, es revivirlos distintamente, a veces con un poquito de dolor o satisfación, pero siempre intensamente. És un baile de alma.
És por esto que tan importante como saber bailarlo és saber vivirlo, és a veces parar para hablar del flamenco, que no és hecho solo de técnicas de ritmos, taconeo y paseos, también y principalmente de sentimientos.


Hay que buscarlo a fondo no con las ganas de un ser un grande bailaor, y si con la sencilleza de un niño chico, que tiene la ilusión de que puede correr el mundo con la fuerza del pensamiento.
És asi que nace un buen bailaor, cantaor o guitarrista...



Escrito por Marina José Díaz
Profesora – Coreógrafa – Intérprete y Pesquisadora  de Flamenco



TRADUÇÃO:

Aprendi que quando, por minha primeira vez em Jerez de la Frontera, em um bar, conversando com minha professora Maria Bermudez, me disse: ". Marina, Flamenco tem charme, tem duende"


Estou curioso, corri para encontrar o significado das palavras ..
O Petit Larousse Espanhol:
Embrujo - Hexing = magia, encanto atraente ou misterioso.
Duende = misteriosa e inefável charme. Tenha um elfo = ganhar força, o encanto da arte, etc.

Me fez pensar, e mais do que isso, para observar e estudar e pesquisar cada vez mais até que eles entendam o que pode ser o fantasma de me dizer. Eu vi alguns artistas de flamenco tem duende, sem Outro, ou, às vezes, o disco não tinha tocado um naquele dia. Assim, a diferença entre um bom artista flamenco: o duende.


O Flamenco evoca um sentimento que não se explica, mas sente-se mais fundo na alma. Quando você vê alguém dançando, tocando ou cantando com duende, sinto algo dentro que você pode descrever. O Flamenco uma tira, quer ao tacto, gosto e uma vez que você experimentá-lo, você está mal-assombrada.


Nesta arte, valores e sentimentos do homem, tais como dor, alegria, amor, solidão, orgulho da terra, etc são cantadas e expressa por um intérprete de uma maneira e com uma força tão grande dentro de nós, então, reconhecer os mesmos sentimentos. Existe alguém que nunca sofreu por amor, não se perca para sempre a pessoa querida ou que às vezes se sente sozinha e indefesa? Isso nós aprendemos com os ciganos!

Flamenco é uma viagem para dentro de nós e transformar sentimentos conhecidos na arte, é revivê-los de forma diferente, às vezes com um pouco de dor ou de satisfação, mas sempre difícil. É uma dança da alma.


É por isso que tão importante quanto saber como dançar é saber viver, é às vezes parando para falar sobre o flamenco, o que não é feita só de técnicas de ritmos, footwork e passeios, também e sentimentos.


Você tem que olhar em profundidade, não com o desejo de um ser um grande dançarino, e se a simplicidade de um menino, que tem a ilusão de que ele pode correr o mundo com o poder do pensamento.


Assim nasce uma boa dançarina, cantora e violonista ...
Escrito por  Marina José Díaz
Professora - Coreógraf - Intérprete e Pesquisadora do Flamenco
retirado do site http://www.alumiar.com/
todas as fotos de Eliete Gouveia

Um comentário:

  1. SERÁ QUE ALGUM DIA VEJO AO VIVO E A CORES?EU QUERO!!!!!!!!!!!

    ESPERO NÃO TER CHEGADO TARDE DEMAIS...
    CADE MEU DVD????

    ResponderExcluir