Sabendo tecer, não desperdices fio. Sabendo falar, não desperdices as palavras.(Laos)

Amigos que me seguem:

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Detalhes ...importam???

Na maior parte do nosso dia,passamos pelas pessoas e pelas coisas e não reparamos realmente em pequenos detalhes.
Ficamos uma tarde inteira com alguém e logo ao separar-se,se lhe perguntam a cor de sua blusa,geralmente você dirá que não lembra...
Nós não enxergamos;simplesmente olhamos e não somos capazes de "sorver" cada célula do que estiver à nossa frente.
Isso é um pensamento que partilho ,vez por hora com colegas e percebo o espanto misturado a...tá louca???
Porque entrei nesse assunto???Simples .
Domingo passado voltava para casa ,caminhando com meu filho,e me percebi agachada numa esquina da rua,junto à ele,joelhos envoltos em um abraço ,silêncio,e olhos fixos no chão.Primeiro parei com pena de uma àrvore que tivera seu último balançar naquela noite.Foi cortada e assassinada;largada ali no escuro onde apenas a ponta de um galho sorria languidamente ao luar!!!
Todos que por ali roboticamente passavam,nem se deram conta de quanta história estava nesta esquina derramada;quanto oxigênio que fez com que respirássemos diariamente não nos visitaria mais;e a sombra???Somente a sombra da indiferença que temos por aquilo que já não nos serve.Temos que nos livrar dela...devem ter pensado.
Era apenas uma árvore!Mas o pior é que fazemos isso com a família,os animais,a natureza,com livros,com idéias descartáveis vendidas aos montes por aí...
Pior;fazemos isso conosco;nos esquecemos rapidamente de quem somos dependendo da circunstância;somos anjo protetor num dia e demônio devastador noutro.Deus...como entender essa miopia ??
Agachada ali com meu filho,pensei que ele jamais poderia sentir aquela árvore,nem vê-la tampouco.
Mas naquele instante,sem nenhuma palavra,conseguimos capturar uma centelha de vida dela que nos tornou,com certeza,um ser realmente humano e  melhor.Sentimos seus galhos fortes,ainda imponentes,mesmo que na sarjeta;impregnamos nossa alma do mais delicioso aroma,que ela naquele instante nos presenteou...mesmo na partida;como um último suspiro para quem se curvou para acalmar seus medos.
E eu chorei por todas as árvores que cortamos de nossas vidas,de todas as raízes que arrancamos fora de hora da terra úmida da vida, e nem percebemos que nós mesmos cavamos nossa queda;ao soprar da brisa,caímos cada vez mais fácil;alguns ao cair levam outros juntos...outros caem sós assim como suas vidas se tornaram.
E não há ninguém para nos plantar novamente,pois nós nem olhamos para além do próprio horizonte.
Meu filho falou 3 sábias palavras,quebrando o tempo sepulcral que havia se condensado em mim...
Ela é forte!
E com sua pequena mãozinha pegou a menor folhinha que viu e lhe beijou!!! e disse:Vou levar!!!
Perguntei a ele porque havia beijado aquela folha (já que não havíamos trocado nem uma palavra)e ele me disse:ela tem medo do escuro mas agora está contente.Vou levar a folhinha para mim.
E eu seguindo seu exemplo,arranquei um galho para levar também.Nessa hora ,percebi que havia um casal de idosos nos observando.Quando levantei a senhora me olhou e disse: acho que eu também vou levar;é um pecado tanto louro aí jogado!!!Pensei comigo:estes logo serão cortados também;muitos sem nem esquinas para serem olhados.
Nesse momento ,ao ouvir a conversa, o senhor da casa ,proprietário da falecida,falou por cima do portão:É louro é????Pôxa,se soubesse eu não cortava;ia vender!!!E riu de sua própria ignorância.
Juro que não sei se me doeu mais vê-la ali jogada ou perceber que "se ela tivesse utilidade" ainda encantaria meus olhos.Partimos em silêncio,eu e Vitor ,ambos com uma parte da alma aromática de anos que não havíamos nascido...sem olhar para trás lhe disse:olhe o céu que lindo!!!A lua brilhante...a brisa suave...
E ele terminou a conversa quando disse:
Mamãezinha,posso dormir com minha folhinha????Quero que ela durma em meu berço.Ela é minha melhor amiga!!!
E uma pequena luz de esperança nasceu em meu ser!!!
*
As fotos a seguir são do meu galhinho;ao chegar em casa,fui olhá-lo detalhadamente e reparei na perfeição de formas desta árvore.Uma verdadeira obra de arte!!!!








Um comentário:

  1. Geralmente e infelizmente olhamos o que está à altura dos olhos,fazemos o que está ao alcance dos braços, sendo que um simples passo alonga nossas possibilidades,um movimento de pescoço e descobrimos novos horizontes. Lamento pela atitude agressiva com relação á árvore,mas seu filho tem razão.ELA É FORTE e ainda não sabemos o quanto. Vou trabalhar, tá na hora,bj!!

    ResponderExcluir